Soluções para gestão de conhecimento em eventos, instituições e desenvolvimento

(16) 3371-7698 - São Carlos - SP
(11) 2626-8323 - São Paulo - SP
(21) 4062-0178 - Rio de Janeiro - RJ

Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) é pioneiro na difusão científica por telefone celular

Postado por: In: Notícia 14 jun 2007

Veículo: Jornal da Ciência – SBPC

Mídia: Site

URL: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=45826

Resumo da notícia veiculada:
Portal é dinâmico e interativo, conta com notícias de C&T atualizadas diariamente, mais de 1.700 publicações científicas

O Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) inicia nesta sexta-feira, com pioneirismo, a divulgação de ciência e tecnologia por meio de telefone celular.

O portal do CMDMC pode ser acessado pelo celular, pelo endereço wap.cmdmc.com.br. O sistema funciona na grande maioria dos aparelhos, cujo requisito mínimo é que contenham navegador wap. Também pode ser utilizado em dispositivos móveis mais avançados, como smart phones e pdas.

Tecnologia

Toda a tecnologia foi desenvolvida pela Aptor Software, spin-off do CMDMC, empresa nascida dentro dos laboratórios do centro de pesquisa, especializada em Tecnologia da Informação nas áreas de formação de redes de pesquisa, gerenciamento de eventos científicos e sistemas de educação apoiados por computador.

De acordo com Thiago Jabur, gerente da Aptor Software e mestre em Ciência da Computação, ?um dos conceitos mais importantes em gestão do conhecimento é a organização do conhecimento interno para depois a abertura ao ambiente externo. E isso foi possível com apoio de sistemas de informação e houve a comprovação na prática com o número de acessos?.

Jabur destaca ainda que pelo celular mais pessoas terão acesso ao Portal, tanto pela mobilidade como pelo baixo custo na utilização. ?Com essa tecnologia, as pessoas já podem saber as novidades da ciência pelo celular. O custo para acesso de dados é mais barato que uma ligação normal. O usuário não paga por tempo, mas por dado acessado?, explica.

A empresa, sediada em São Carlos (SP) oferece essa tecnologia para outros centros científicos e entidades interessadas em otimizar a difusão do conhecimento. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço: http://www.aptor.com.br

Celular

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o número de celulares no país ultrapassou 100 milhões neste início de 2007. Assim, essa mídia atinge um número maior de pessoas, ampliando a inclusão digital.

De acordo com dados de 2007 da BBC, o Brasil tem quase 15 milhões de pessoas com acesso à Internet. Dessa forma, percebe-se que o número de celulares é mais de seis vezes maior do que o número de pessoas com acesso à Internet.

Desculpe, o comentário formar está fechado neste momento.

Mensagens relacionadas