Soluções para gestão de conhecimento em eventos, instituições e desenvolvimento

(16) 3371-7698 - São Carlos - SP
(11) 2626-8323 - São Paulo - SP
(21) 4062-0178 - Rio de Janeiro - RJ

Congresso de Materiais VII SBPMat bate recorde de público

Postado por: In: Informativo 29 out 2008

Entre 28 de setembro e 02 de outubro de 2008 aconteceu no Guarujá, litoral de São Paulo, o VII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), um evento que reuniu mais de 1200 participantes (pesquisadores, estudantes e pessoal de instituições e empresas que atuam nas áreas da ciência e da engenharia de materiais).

Todo o software de gerenciamento de inscrições, estandes e submissões do evento foi desenvolvido pela Aptor.

Esta edição teve como Coordenadores Gerais os Professores Aldo Felix Craievich (IF-USP) e Reginaldo Muccillo (IPEN) e como Coordenador de Programa o Professor Osvaldo Novais de Oliveira Jr. (IFSC-USP).

Nove palestras plenárias foram apresentadas por pesquisadores de reconhecido prestígio internacional: Gero Decher (França), Alexandra Navrotsky (EUA), Agusti Sin e Enrico Traversa (Itália), Brian Derby e Gehan Amaratunga (Reino Unido), Gernot Kostorz (Suíça), Fernando Galembeck e Fernando Rizzo (Brasil).

O programa científico incluiu 14 simpósios paralelos, com aproximadamente 1300 apresentações (palestras convidadas e comunicações orais ou em forma de pôsteres), todas sobre temas de pesquisa atuais em ciência e engenharia dos materiais. Dez simpósios foram organizados pela SBPMat e quatro deles em colaboração com a Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM).

Os Simpósios organizados pela SBPMat incluem diferentes temas de interesse atual, tais como novos materiais híbridos orgânico-inorgânicos multifuncionais; nanocompósitos poliméricos para embalagens e aplicações em engenharia; propriedades mecânicas de superfícies, filmes finos e revestimentos; materiais processados a partir do pó; eletroquímica de materiais nanoestruturados e biológicos; avanços teóricos e experimentais no desenvolvimento de novos materiais; nanomateriais e nanotecnologia aplicada à biotecnologia e agricultura; materiais eletrocerâmicos; e aplicações de lasers no processamento de materiais. Haverá também um Encontro de pesquisadores do CIAM (Colaboração Inter-Americana em Materiais). Como parte do VII Encontro da SBPMat, a Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM) organiza seu congresso de microscopia e análise de materiais: o MicroMat – 2008, que contará com quatro Simpósios sobre microanálise, micro e nanometrologia, microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução (HRTEM), e microscopia eletrônica aplicada ao mundo industrial. Haverá também uma sessão especial comemorativa dos 20 anos do MicroMat.

A SBMM organiza também cinco minicursos, oferecendo a oportunidade a alunos e pesquisadores participantes do Encontro de obterem formação e informação especializadas sobre métodos de microscopia eletrônica e microanálise. Haverá também uma mesa redonda organizada por pesquisadores do CIAM e o Workshop EUDEVLAS, associado ao simpósio sobre aplicações de lasers no processamento de materiais.

Na VII ExpoMat, feira integrada ao VII Encontro da SBPMat, houve exposição de produtos e serviços de vinte empresas e instituições de relevância nacional e internacional na área de materiais. Será uma boa oportunidade de interação entre mercado e academia, com apresentações do que é hoje produzido e oferecido para a pesquisa e inovação.

O VII Encontro da SBPMat é apoiado pela International Union of Materials Research Societies (IUMRS), e terá cobertura de imprensa durante todo o evento de jornalistas da Materials Research Society (MRS).

O VII Encontro da SBPMat recebeu importante apoio de CNPq, FAPESP, CAPES, USP, UFABC, IPEN e Embaixada Britânica.

Desculpe, o comentário formar está fechado neste momento.

Mensagens relacionadas