Soluções para gestão de conhecimento em eventos, instituições e desenvolvimento

(16) 3371-7698 - São Carlos - SP
(11) 2626-8323 - São Paulo - SP
(21) 4062-0178 - Rio de Janeiro - RJ

Jogo Contra Dengue entre os 3 melhores jogos transformadores da América Latina

Postado por: In: Informativo 20 dez 2011

O Contra Dengue ficou entre os três melhores jogos da América Latina que atuam na transformação social no evento Games For Change, que ocorreu em São Paulo de 08 a 11 de dezembro. A classificação do jogo foi na categoria Playground, que contempla jogos já desenvolvidos e em operação.

Os outros jogos selecionados foram o Viollin Vilan (do Brasil, para aprendizado de violino) e o El pez dourado (do Peru, que trata da temática da ecologia a partir de um peixe dourado).

Em parceria com a empresa Aptor Games, o jogo foi desenvolvido pelo Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) da Fapesp e o Instituto Nacional de Ciências dos Materiais em Nanotecnologia (INCMN) do CNPq.

Para que o jogador passe as fases, é necessário que os focos de dengue espalhados por ela sejam eliminados, evitando, assim, criadouros dos mosquitos transmissores da doença, problema este bastante comum no Brasil abordado de uma maneira simplificada dentro do jogo.

O Jogo é integrante do portal LudoEducaJogos.com.br, que apresenta outros 16 jogos, todos gratuitos e educativos. O desenvolvimento de tais jogos tem como coordenador geral o Prof. Elson Longo (Unesp) e como coordenador de computação o Prof. Thiago Jabur (UFG), de acordo com esse último “a classificação num evento desse porte foi um ótimo reconhecimento do intenso trabalho feito que resultou em um jogo divertido e educativo, que conta com 9 fases e é repleto de efeitos visuais e sonoros, sendo bem utilizado pela sociedade”. O prof. Longo ressalta que “a utilização de mecanismos novos de interação é uma obrigação dos centros e institutos de pesquisa para atuar com eficácia na difusão de conhecimentos de transformação social para jovens e adultos”.

Fundada em 2004, a entidade Games For Change atua em todo o mundo facilitando a criação e distribuição de jogos de impacto social que servem como ferramentas de crítica nos esforços humanitários e educacionais. Ao contrário da indústria de jogos comerciais, esta entidade pretende alavancar entretenimento e engajamento para o bem social.

Este é o maior evento da América Latina sobre o potencial benéfico dos games na educação, saúde, empreendedorismo, transformação social e cultural. Conferencistas nacionais e internacionais participaram de fóruns, palestras e debates.

Rede Games For Change – A rede internacional Games for Change (G4C) é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover pesquisa, criação, inovação e disseminação de jogos digitais voltados à transformação social. Tentar selar a paz entre dois países que vivem em guerra, buscar meios de colaborar para a reconstrução de um lugar arruinado por uma catástrofe ambiental ou encontrar uma solução para o trânsito caótico das grandes metrópoles são alguns exemplos dos desafios que os jogadores enfrentam nesses games.

Desculpe, o comentário formar está fechado neste momento.

Mensagens relacionadas