Soluções para gestão de conhecimento em eventos, instituições e desenvolvimento

(16) 3371-7698 - São Carlos - SP
(11) 2626-8323 - São Paulo - SP
(21) 4062-0178 - Rio de Janeiro - RJ

Lançamento de dois novos jogos educativos desenvolvidos pela Aptor

Postado por: In: Informativo 11 abr 2011

Ludo Educativo Ação e Ludo Educativo Radical são os dois mais novos jogos desenvolvidos pela Aptor em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN) e Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC). Os jogos educativos foram elaborados, especialmente, para atender às sugestões de professores já adeptos do Ludo Educativo (www.ludoeducativo.com.br), desenvolvido em agosto do ano passado para alunos de ensino médio. O formato do jogo para adolescentes surtiu efeito tão positivo como recurso didático, que os docentes enviaram aos elaboradores uma sugestão: que a ideia fosse mantida, entretanto, com perguntas de outros conteúdos curriculares relacionados ao ensino fundamental, ciclos I e II.

Pensando na importante ferramenta que os professores de ensino fundamental poderiam lançar mão com um jogo análogo ao Ludo Educativo, a sugestão foi acatada e já está disponível na rede mundial de computadores nos seguintes endereços: http://www.ludoacao.com.br e http://www.ludoradical.com.br.

Para jogar, é muito simples: basta que o jogador se cadastre nos endereços antes de iniciar o jogo, informando e-mail, escola onde estuda, nome e cidade. O Ludo está dividido em dois novos seguimentos – Ludo Ação, ensino fundamental ciclo I (para estudantes do 2º ao 5º ano) e Ludo Radical, ensino fundamental ciclo II (para estudantes do 6° ao 9° ano). Feitas estas observações, basta iniciar a jogada, escolhendo um dos personagens para jogar.

O Ludo Ação e o Ludo Radical contam com 3 mil questões sobre Geografia, História, Ciências e Matemática; o tabuleiro é animado e composto com paisagens de diferentes partes do mundo, e, para aproximar a versão eletrônica do jogo com a versão original, o dado quando lançado, cai aleatoriamente pelo tabuleiro. Músicas interativas foram acrescentadas nas duas versões, tornando os momentos de jogo dinâmicos e atrativos. Os personagens também contam com novidades: para cada disciplina e ano, há um personagem específico, que se move no tabuleiro com trejeitos relacionados com as matérias de cada jogada.

Outro recurso que os jogos trazem é a possibilidade que os professores terão de acessar ao ranking de seus alunos. Para tanto, basta que o docente cadastre-se no site do jogo, e possa, finalmente, acompanhar o rendimento dos jogadores. Além disso, os alunos também poderão enviar possíveis observações de erros e problemas eventuais nas questões, de modo que a equipe responsável pela manutenção dos Ludos possa sempre estar bem informada e o jogo sempre esteja em aperfeiçoamento.

O objetivo principal das duas modalidades é que toda a rede de ensino fundamental do país possa jogar aprendendo de maneira dinâmica, interativa e divertida, o que antes era passado em sala de aula de forma monótona. Basta acessar para que o conhecimento esteja sempre ao alcance dos dedos!

Assessoria de Comunicação: Amanda Murgo

Desculpe, o comentário formar está fechado neste momento.

Mensagens relacionadas